O Que é uma Placa Mãe?

 Uma placa-mãe (do inglês motherboard, composto de mother "mãe" e board "placa"; também chamada em inglês de mainboard), é um circuito impresso ao qual todos os componentes de um computador estão conectados. Entre as séries de circuitos integrados nele montados está o chipset, que é o centro de interconexão entre o computador e a RAM, o barramento de expansão, etc. Vem em caixa de chapa metálica e possui painel que permite a conexão de dispositivos externos, além de diversos outros conectores internos e plugues que facilitam a instalação dos componentes dentro da caixa. As placas-mãe, por sua vez, contêm software comumente conhecido como BIOS que permite funções básicas, como verificação de dispositivo, gerenciamento de teclado, carregamento de vídeo e sistemas operacionais e descoberta de dispositivo.

 

Resumindo, os componentes típicos de uma placa-mãe são um ou mais conectores de alimentação, um soquete de CPU, um slot de RAM e um chipset. A placa-mãe também é dividida em uma ponte norte (que gerencia a conexão do computador, RAM, GPU, etc.) e uma ponte sul (que permite a conexão de periféricos e dispositivos de armazenamento, como discos rígidos). As placas-mãe podem ser divididas em dois grupos: aquelas destinadas aos processadores AMD e aquelas destinadas aos processadores Intel. Os fabricantes mais populares são ECS, Intel, MSI, Gigabyte , ASRock, Asus, Foxconn e Biostar.

 

 A placa-mãe é possivelmente a parte mais importante de um computador. É o componente interno que determina que tipo de arquitetura nosso computador terá. Cada placa-mãe é projetada para abrigar um componente específico ou uma família de componentes de um tipo específico e também para suportar a velocidade e capacidade específicas desses componentes.

Todos ou quase todos os componentes que fazem parte do computador estão conectados à placa-mãe, é também o barramento de comunicação entre esses componentes (CPU, RAM, placa de vídeo) e os periféricos neles instalados (mouse, teclado, tela, etc. .) responsável pela criação. Seu aspecto físico é o de um circuito eletrônico de certas dimensões, no qual estão instalados uma série de elementos que, juntos, formam a estrutura do computador, como chips, capacitores, conectores de componentes, linhas de força, etc.

 

Fator de Forma de placas-mãe

Formato EATX

É o maior formato disponível no mercado. As dimensões são 305 x 330 mm. Essas placas geralmente têm muitos slots para placas de expansão e muitas opções para instalar placas gráficas em SLI ou Crossfire. Também há até 8 slots disponíveis para instalar RAM.

Formato ATX 

Essas placas estão no mercado desde 1995, graças à sua implementação pela Intel. Eles também são os mais comuns que podemos encontrar. As dimensões são 305 x 244 mm, mas algumas têm dimensões ligeiramente diferentes. Obviamente, os orifícios para colocação no chassi devem estar exatamente nas posições padrão. Este tipo de placa-mãe é usado em quase todos os tipos de sistemas, escritórios e jogos. Isso graças às suas amplas possibilidades de expansão. Eles geralmente têm sete slots de expansão e quatro slots com RAM.


Placa-mãe Micro ATX

As placas-mães deste formato têm dimensões de 244 x 244 mm, o que é 25% menor que as placas-mães tradicionais. Como essas placas são menores em formato, elas não requerem tantos slots de expansão e também são destinadas a equipamentos de escritório que ocupam um chassi menor. As opções de expansão normalmente incluem três slots de expansão e até quatro slots de memória RAM, mas pode haver até cinco slots de expansão. Este tipo de placa requer um case compatível para montagem, uma vez que a localização dos parafusos é diferente da das placas ATX.

Mini-ITX

Este é o menor formato de placa-mãe para computadores domésticos. Ele mede 170 x 170 mm e tem os mesmos quatro orifícios de montagem que as placas ATX. Nessas placas há um slot de expansão para placas gráficas e dois slots para RAM.

Como funciona uma placa-mãe

Devido ao grande número de elementos na placa-mãe e ao grande número de barramentos para troca de informações, o funcionamento é bastante complexo.

A primeira coisa que a placa-mãe deve fazer antes de carregar o sistema operacional do disco rígido é inicializar os componentes: O programa BIOS se encarrega de verificar todos os dispositivos conectados: CPU, RAM e disco rígido de forma básica. Caso um deles esteja faltando, quebrado ou detectando outras anomalias, a placa-mãe emitirá um código de erro, que resultará em um bipe ou mesmo um código no painel de LEDs localizado nela.

Após a verificação, o barramento interno é carregado com as informações da unidade de memória. Aqui, tanto a ponte sul (se houver) quanto a ponte norte são inseridas.

Após solicitar informações do disco rígido ou da unidade de E / S, a ponte norte conecta o processador à RAM. Isso é feito por meio do barramento de front-end (FSB). Pode consistir em 64 fios ou 64 + 64 se a tecnologia de canal duplo for implementada.

Em qualquer caso, os dados do sistema operacional já estão carregados na memória para iniciar o computador.

Ao mesmo tempo, o North Bridge envia sinais gráficos para a placa gráfica instalada no slot CPI-E x16, que os gerencia diretamente. Ou, neste caso, conectado à placa de vídeo instalada na própria placa-mãe. Isso é feito por meio do barramento FSB.

Em qualquer caso, o computador é alimentado e a troca de dados para processamento é gerida pelos elementos ligados ao bus e ao chipset.

Conectores em uma placa-mãe

Se você não tem muita experiência no mundo do hardware, pode escolher uma placa-mãe e ficar surpreso com o grande número de conectores que ela possui.

Conector de Alimentação ATX 24 Pinos

É o conector padrão que alimenta a placa-mãe com a maioria de seus componentes. Ele consiste em 24 cabos ou pinos e geralmente está localizado no lado direito da placa-mãe, próximo ao slot de RAM.

 

Conector de Alimentação da CPU

Existem conectores de CPU de 4 pinos (o tipo mais antigo), conectores de 8 pinos ou conectores de 4 + 6 pinos. A função deles é praticamente a mesma e todos funcionam com tensão de 12V.

A maioria das placas-mãe mais novas (pelo menos ATX) tem esse tipo de conector (8 pinos) dedicado a alimentar o processador. Este tipo de conector de 12V da CPU ajuda a aumentar o fornecimento de energia para a refião do processador da placa-mãe, especialmente durante o overclock de um processador que requer maior consumo de energia.

Conectores externos

Esses conectores estão localizados em um lado da placa-mãe, provavelmente no lado esquerdo. Eles são responsáveis ​​por conectar periféricos usados ​​na configuração, como impressoras, mouses, teclados, alto-falantes e unidades de armazenamento. Você pode distinguir entre os seguintes...

Conector PS / 2: Existem dois conectores deste tipo que estão praticamente sem uso. Eles têm seis pinos e são usados ​​para conectar um teclado e um mouse. Quase nenhum teclado tem esse tipo de conector, então ele foi substituído e reorganizado por USB.
 

Conector USB (Universal Serial Bus): É o padrão de conexão serial mais usado no mundo. Essa porta é plug-and-play, de modo que os dispositivos podem ser conectados rapidamente para que o sistema operacional os reconheça imediatamente. É versátil, pois pode ser usado não apenas para troca de dados, mas também para alinhar periféricos. Existem atualmente quatro versões desta porta: USB 1.1 com velocidade de 12 Mb/s, USB 2.0 com 480 Mb/s, USB 3.0 com 4,8 Gb/s e USB 3.1 com 10 Gb/s.
 

FireWire - Semelhante ao USB, mas usado principalmente nos Estados Unidos, o FireWire tem quase a mesma funcionalidade do USB e está disponível em quatro versões, a mais rápida sendo a FireWire s3200 a 3,2 Gb / s.
 

HDMI ou DisplayPort - Essas portas estão presentes se a placa-mãe tiver uma placa gráfica integrada. É um padrão de comunicação digital multimídia para conectar dispositivos de vídeo de alta resolução. Esses conectores são especialmente úteis porque os sinais de vídeo e áudio passam por eles. Hoje, eles foram quase completamente substituídos por conectores VGA.
 

DVI e VGA: conectores para conectar monitores HDMI predecessores.
 

Ethernet - Um conector que se conecta a uma porta RJ-45 da Internet.
 

Jack 3.5 ″: Conector para dispositivos de entrada e saída de áudio.

 

Comments

Popular posts from this blog

Neoprogrammer (CH341A)

BIOS E ESQUEMA ELÉTRICO ITAUTEC ST 4272

TUTORIAL: Testando Placas de Vídeo NVIDIA com MATS / MODS