Noções Básicas de BIOS

 

BIOS é a abreviatura de Basic Input/Output System em inglês, que significa "Basic Input/Output System". No passado, só aprendíamos nos livros que ele é a ponte entre o sistema operacional e o hardware, sendo responsável por detectar e inicializar os dispositivos do sistema quando o computador está ligado, carregar o sistema operacional e agendar as instruções emitidas pelo sistema operacional para o hardware.É uma tarefa profunda e misteriosa.módulo de sistema testado.

    Ao falar sobre BIOS, devemos primeiro falar sobre chips de firmware e ROM (memória somente leitura). Firmware é um software, mas é completamente diferente do software comum. É o código do programa solidificado dentro do circuito integrado. As funções do circuito integrado são determinadas por esses programas. ROM é um bloco de circuito integrado que pode ser lido várias vezes após ser gravado uma vez no firmware (este é o processo de "cura"). Percebe-se que a ROM é apenas um portador de Firmware, e o que costumamos chamar de BIOS é o chip ROM que solidifica o Firmware da placa-mãe do sistema.

    Quase todos os BIOS das placas-mãe de hoje usam Flash ROM (Flash ROM), que na verdade é uma espécie de EEPROM (ROM programável e apagável eletricamente) que pode ser lida e escrita rapidamente. Como o nome sugere, é uma espécie de EEPROM que pode ser lida e escrito sob certas condições de tensão e corrente. Seu firmware contém blocos de circuitos integrados atualizados.

    Os chips BIOS podem ser divididos em DIP PLCC TSOP SOP8 SOP16 SSOP com base na embalagem; como série 27 28 29 39 49 25 26 45 com base no tipo.

    Atualmente, o BIOS da placa-mãe, à medida que suas funções se tornam cada vez mais poderosas, os arquivos ficam cada vez maiores, e os chips seriais SPI são usados ​​principalmente, esses chips têm grande capacidade e pouca memória.


    O método de cálculo da capacidade do chip e do tamanho do arquivo BIOS é

    1Mb=1024K=128KByte. 

 

O tamanho de um arquivo de 2M é 256KByte. Observe que 1 Byte = 8 bits.
    Então você multiplica o arquivo de código do programa de atualização baixado por 8 para igualar a capacidade do IC. O mesmo se aplica ao cálculo da capacidade do BIOS: multiplique a capacidade detectada por 8 para igualar

Comments

Popular posts from this blog

Neoprogrammer (CH341A)

BIOS E ESQUEMA ELÉTRICO ITAUTEC ST 4272

TUTORIAL: Testando Placas de Vídeo NVIDIA com MATS / MODS